A instituição



A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia é uma das instituições de Ensino Superior mantidas pela Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC), entidade sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Belo Horizonte – MG.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia iniciou suas atividades, nesta cidade em 2004, abrindo novas perspectivas para a educação e o desenvolvimento econômico e social do município e região.

A instalação oficial da Faculdade na cidade de Uberlândia em janeiro/2004 foi concretizada após convênio com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, em 2003. A Instituição foi credenciada como Faculdade pertencente à Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, instituição multicampi, na época vinculada ao Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais.

A Instituição, tendo como base análises mercadológicas, iniciou seu processo de expansão em 2005, quando foram criados os cursos de Bacharelado em Direito, Serviço Social, Ciências Contábeis, Farmácia, Licenciatura em Educação Física e Tecnologia em Marketing, Agronegócio e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Em 2006, com a criação dos cursos Superiores de Tecnologia em Logística e Tecnologia em Segurança no Trabalho, a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia passa a atender a demanda das grandes empresas atacadistas do município. Assim a cidade de Uberlândia considerada o maior centro atacadista e distribuidor do país, passa a contar com profissionais que até então não existiam no mercado.

Em setembro de 2008, por força de decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou inconstitucionais alguns artigos da Constituição do Estado de Minas Gerais, todas as IES’s mantidas pela Fundação Presidente Antônio Carlos (além de outras fundações educacionais de Minas Gerais) passaram a integrar o Sistema Federal de Ensino. Assim, a partir de 2009, iniciaram-se os procedimentos para migração das IES’s da FUPAC para o referido Sistema Federal.

A partir de 2011, atendendo às necessidades de aprimoramento profissional de egressos e docentes da IES e da região, a Faculdade inicia os cursos de Pós graduação em Gestão de Pessoas e Docência do Ensino Superior. Em 2014 se dá o início do curso MBA Gestão Estratégica em Controladoria e Finanças e Gestão de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas e em 2016 o curso Fisiologia do Exercício.

Atualmente, a instituição oferece os cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física – Licenciatura, Educação Física- Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição, Serviço Social e Superiores de Tecnologia em Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão em Recursos Humanos, Logística e Marketing. Além destes cursos, a faculdade se prepara para a instalação de outros de grande importância, que irão ampliar a sua atuação na sociedade no cumprimento de sua missão e metas institucionais.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, manteve seus propósitos de crescimento e continuidade, alicerçada nos preceitos de responsabilidade social e ambiental, aproximando-se cada vez mais da comunidade e promovendo a necessária aliança entre o ensino e a extensão, contribuindo com o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade de Uberlândia e região. Hoje a Faculdade mantém vários projetos e atividades de extensão como os projetos interdisciplinares desenvolvidos pelo curso de Educação Física, os atendimentos da área de saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e instituições parceiras, o projeto de Controle Populacional por Esterilização Cirúrgica do curso de Medicina Veterinária, a realização das atividades do Núcleo de Práticas Jurídicas em parceria com o curso de Serviço Social, culminando no dia de Ação Social e promovendo o Juizado de conciliação, o evento de extensão JUNIPAC, festa junina organizada pela instituição, também é de fundamental importância para o resgate e a manutenção da cultura local dentre outros, que promovem esse estreitamento dos laços com a comunidade na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

Missão

“Formar profissionais socialmente responsáveis, capazes de estender à comunidade em que vivem os conhecimentos das ciências, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da região, do estado e do país”.

Visão

“Ser uma instituição de Ensino Superior de referência na região e no Estado de Minas Gerais, buscando o contínuo aprimoramento e desenvolvimento do ensino e da extensão”.

Valores – Princípios de Qualidade

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia busca em sua atuação os seguintes princípios de qualidade:
  • Integridade;
  • Competência;
  • Aspiração de crescimento profissional, pessoal e institucional;
  • Valorização de desempenho;
  • Integração;
  • Comprometimento com a comunidade;
  •  Vocação para prestar serviços.

Para mais informações, acesse:



FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA

Direção da Mantenedora - FUPAC 
(Fundação Presidente Antônio Carlos)
Prof. Bonifácio José Tamm de Andrada - Presidente
Prof. Lauro Lopes Pinheiro - Vice-Presidente
Lafayette Luiz Doorgal de Andrada – Diretor Coordenador

Estrutura Administrativa e Acadêmica da
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia

Diretor Geral 
Dr. Leonidio Henrique Corrêa Bouças

Diretora Acadêmico Pedagógico
Profª Raquel Ribeiro Neves Bouças

Diretora Administrativo/Financeiro
Maria das Graças Simões Ferreira

Assessoria de Comunicação e Marketing
Edison Barbosa da Silva Júnior

Secretária Geral
Marta Lúcia Melo

Bibliotecária
Ângela Aparecida Vicentini Tzi Dzboy

Coordenador do Curso de Educação Física
Profa. Esp. Priscila Nobre Carvalho

Nenhum comentário: